Gestão do Website Moodle

E-mail Print PDF

Vídeo Tutorial - Cadastrar Website Moodle no GMoodle

Esse tutorial tem por objetivo mostrar os passos para gerenciar Website Moodle no GMoodle 1.2. Explicação mais detalhada sobre cadastro, edição, pesquisa e exploração de dados pode ser consultada no seguinte endereço: http://doc.badiu.net/gmoodle/portal.htm

Website Moodle é um componente do módulo GMoodle cuja funcionalidade é gerenciar  cadastro do Moodle, o que é a função primordial do GMoodle. Sendo assim, o primeiro passo a ser dado após a instalação do GMoodle, é cadastrarWebsite Moodle.

A figura abaixo mostra a página do Website Moodle após a instalação sem nenhum portal cadastrado.

Para cadastrar o Moodle, siga as instruções no endereço: http://doc.badiu.net/gmoodle/portal.htm#3

Feito o cadastro, será exibida a página com detalhe do website Moodle recém cadastrado como segue a imagem abaixo.

Testar Conexão do Banco de Dados do Portal

O primeiro passo que deve ser feito após o cadastro do Moodle é o teste de conexão da base de dedos. Para isso, clique no botão Testar Conexão. Feito isso, será aberta uma janela informando se a conexão foi realizada com sucesso ou não. Em caso de falha, verifique se as informações da base de dados estão corretas. Caso a base for de acesso remoto, verifique se está configurada para receber conexão remota. Caso tudo ocorrer bem, você pode atualizara resumo de registro e base de dados local.

Resumo de Registro
Resumo de registro é uma leitura de quantidade de registro da base de dedos remoto do Moodle. Após o cadastro do portal é necessário fazer a primeira atualização manualmente clicando no ícone atualizar. A atualização também ocorre sempre que for feita a importação do Moodle.

Atualizar Base de Dados Local
Se o teste de conexão for realizado com sucesso, então você pode atualizar a base de dados local. Essa atualização significa importar dados da base remoto para a base local. Para isso, clique no painel Atualizar base de dados local. Feito isso, será exibido o painel como segue imagem abaixo.

Selecione os itens e, em seguida, clique botão Importar.

Essa atualização é configurada para importar sempre os novos registros. Isso significa que a primeira vez é mais demorada. Histórico de acesso sempre tem maior quantidade de registro. Dependendo de quantidade de registro e de ambiente de conexão, a importação pode demorara mais de meia hora. Caso ocorrer algum problema durante a importação, tente novamente. A segunda tentativa importa os registros que não foram importados na primeira tentativa, pois será menos demorada. Para mais detalhes sobre importação de registro, acesse: http://doc.badiu.net/gmoodle/importarMoodle.htm

Navegar no Website Moodle
Feita a importação de dados, já é possível navegar nos registros do Moodle na base de dados local como mostra a imagem abaixo,  o que é bem diferente da primeira apresentada antes de importação de dados.

Você pode navegar na base de dados remota mesmo sem fazer a importação. Neste caso, a conexão com a base remota deve estar funcionando sem falhas. Para mais detalhes sobre navegação no portal acesse: http://doc.badiu.net/gmoodle/portal.htm#7