Sincronização de Usuários de várias Instalações do Moodle

E-mail Print PDF

GMoodle é uma ferramenta que possibilita sincronizar usuários de várias instâncias da instalação do Moodle. Atende a necessidade de resgatar histórico do aluno que participou  ou participa de cursos distribuídos em diferentes sites do Moodle.

    É comum as instituições de ensino de grande porte replicarem a instalação do Moodle para cada área de conhecimento ou a cada novo semestre. Isso reduz a sobrecarga de dados, deixando a base de dados do Moodle mais leve. Por outro lado, gera descentralização, ou seja, os dados ficam fragmentadas em várias bases, o que dificulta o processo de integração e emissão de relatório sobre o histórico do aluno.

    O GMoodle soluciona esse problema por meio de sincronização dos usuários. Faz mapeamento dos cadastros duplicados em diferentes bases do Moodle através das seguintes chaves, ou seja, campos da tabela do usuário:

  • Login -  Quando há padronização,  esse campo é usado para cadastrar número da matrícula, CPF etc.  
  • Número - Campo genérico. É usado para cadastro de alguma chave ou documento de identificação  do usuário.
  • E-mail
  • Nome


A sincronização identifica o par corresponde do usuário de uma base do Moodle para outra. A figura abaixo ilustra uma pesquisa feita no GMoodle sobre um usuário que está replicado em mais de duas bases do Moodle.


 
    Ao mapear usuário duplicado, a sincronização pode se feita de duas formas: padronizada  ou não padronizada.  A figura a seguir  ilustra o formulário que gerencia a sincronização padronizada.

  
    A sincronização padronizada é usada quando há uma padronização de cadastro de usuário  em todos os ambientes do Moodle. Por exemplo, a configuração no formulário acima indica que o campo  login  contem CPF. Pois, a sincronização deve ser feita pelo CPF. 

    Já a sincronização não padronizada é usada quando não há uma padronização de cadastro de usuário em diferentes bases do Moodle. O cruzamento para mapear as chaves comuns pode ser feita pela combinação dos campos: login, e-mail e nome como mostra a figura a seguir.

   A sincronização não padronizada é mais susceptível ao erro. Neste caso,  a exatidão só pode ser garantida por meio de uma sincronização manual.

    Uma vez feita a sincronização, é possível identificar  em quantos ambientes do Moodle um usuário está cadastrado bem como a quantidade de curso que participou ou está participando em todos os ambientes. A pesquisa no GMoodle traz essas informações como mostra a figura abaixo.


    Ao mapear todas as replicações do cadastro de um usuário, torna possível juntar dados de diferentes Moodle numa única tela. A figura a seguir mostra relatório do aluno cadastrado em  4 diferentes websites Moodle.


Ao acessar o relatório de um aluno em um determinado ambiente do Moodle, caso ele tenha participado de cursos em outros ambientes, será possível visualizar o relatório desses cursos na mesma tela. A figura abaixo ilustra isso.



A opção Histórico em Outros Ambientes do Moodle possibilita ao tutor ou coordenador acompanhar a situação do aluno em outras plataformas do Moodle.
    
    A integração de relatórios se efetiva por meio de sincronização de do usuário. Com o GMoodle, as bases do Moodle podem ser replicadas. Você pode instalar um novo Moodle a cada semestre ou a cada ano. O GMoodle soluciona o problema de integração, mesmo tratando de diferentes  versões do Moodle.