Novidades da versão 1.2.1 do GMoodle

E-mail Print PDF

A versão 1.2.1 do GMoodle foi lançada no dia 15 de outubro de 2013. Essa versão trouxe novas funcionalidades e relatórios de natureza acadêmica tornando o GMoodle  a ferramenta de gestão de relatórios mais eficiente do Moodle. Além disso, as falhas mapeadas da distribuição 1.2 foram corrigidas.

 

Segue a relação das funcionalidades implementadas:

 

1- Agendamento de relatório
Distribuição automática de relatórios para caixa de e-mails na data programada. Com isso, é possível programar o sistema para notificar o coordenador sobre a participação dos alunos. Também será possível programar mensagens que notifiquem os alunos sobre a falta de acesso ou baixo rendimento nas avaliações. Com essa ferramenta, o coordenador pode monitorar a participação dos tutores no Moodle de forma eficiente. Também os tutores podem monitorar a participação dos alunos no ambiente do Moodle com muito menos esforço e mais rapidamente.
 
2- Relatórios de rendimento global
Trata-se de um relatório acadêmico do Moodle sobre o rendimento global. Oferece dados detalhados e consolidados sobre:

  • Alunos Evadidos
  • Alunos Desistentes
  • Alunos Aprovados
  • Alunos Reprovados

Essas informações podem ser filtradas em nível do curso, disciplina e turma ofertados no Moodle.

 

3- Filtro eficiente de nota
Os relatórios de notas podem ser filtrados com as seguintes opções:

  • Maior que
  • Menor que
  • Entre valor x e valor y
  • Diferente de

Além disso, será possível filtrar os alunos que estão sem nota numa determinada avaliação.
Essa opção dá mais agilidade ao tutor no acompanhamento de notas no Moodle.
 

4- Relatório de tempo de acesso
Esse relatório informa o tempo que o aluno/tutor (qualquer usuário) permaneceu online no ambiente do curso do Moodle. Oferece informação detalhada sobre curso e atividade. Informa, por exemplo, em qual atividade os alunos permaneceram mais tempo. Essa informação pode ser usada como um indicador para avaliação ou para mapear o perfil de acesso do aluno.
 
6- Frequência de Acesso
Esse relatório informa em qual hora do dia, dia de semana, dia do mês, semana do mês, mês, bimestre, trimestre e semestre em que o acesso ocorreu com mais freqüência, seja no ambiente do curso ou nas atividades disponibilizadas no Moodle. Isso pode ser usado como um indicador para conhecer o perfil de acesso dos usuários no ambiente do Moodle. Com base nessas informações, o gestor pode realocar os recursos com maior eficiência. Por exemplo, se notar que os alunos acessam um determinado curso com mais frequência na sexta-feira, é sinal que nesse dia a tutoria deve ser reforçada.