O que é GMoodle?

E-mail Print PDF

GMoodle é um sistema de gerenciamento da Plataforma Moodle. Atende a necessidade de integração de vários ambientes Moodle. Oferece agilidade no gerenciamento e diversos tipos de relatórios não disponíveis no Moodle.

É uma ferramenta de gestão de website Moodle projetado para instituições que precisam extrair relatórios mais gerenciais, o que o Moodle não oferece. Além disso, permite integrar diversos ambientes Moodle, de diferentes versões, distribuídos em vários servidores. É uma ferramenta projetada para ser um armazém de dados do Moodle destinado para emissão de relatórios gerenciais. Leia mais...

GMoodle soluciona três tipos de  problemas do Moodle:

  • Extração de Relatórios
  • Integração de dados
  • Balanceamento de carga


Extração de Relatórios
O Moodle oferece poucas opções de relatórios. As alternativas de relatórios de acompanhamento do curso são fragmentadas por participantes.  GMoodle como extrator de relatórios do Moodle, fornece mais opções de relatórios e com maior riqueza de detalhes. Por outro lado, fornece relatórios consolidados, o que agiliza o processo de acompanhamento dos cursos.

Integração de Dados
Em caso de gerenciamento de cursos distribuídos  em mais de um ambiente Moodle se depara com os seguintes problemas:

  • Gestão descentralizada de usuários
  • Fragmentação de relatórios


Por exemplo, para efetuar o acompanhamento pedagógico de um determinado aluno cadastrado em mais de um website Moodle é necessário acessar cada ambiente Moodle isoladamente para fazer o levantamento. Isso consome muito tempo e torna o processo gerencial pouco ágil.

GMoodle soluciona esse problema com a integração das bases de dados de vários ambientes do Moodle mesmo sendo de versões diferentes. Faz isso através da centralização de informações numa única base de dados. Assim, gerar relatórios unificado  como  o histórico acadêmico.

Balanceamento de Carga
Em caso de oferta de muitos cursos ou número elevado de usuários na Platforma Moodle, a base de dados começa a ter sobrecarga principalmente quando a tabela de log (mdl_log)  tiver mais 40 milhões de registros. 

Balanceamento de carga é uma solução para este tipo de problema. Isso pode ser efetuado a nível do servidor ou nível do próprio Moodle. A segunda alternativa é a solução mais simples, se não a  mais eficiente. Consiste em distribuir a carga dos cursos em várias instancias da instalação do Moodle. Assim, cadas instâncias terá a sua própria base de dados. Pois, ficará mais leve. Nessa caso o GMoodle será útil para efetuar integração de dados de várias instalações do Moodle.